Encontre no blog

Patrocinado

Crianças que praticam uma hora de atividade física por dia aos 11 anos têm 12% menos chance de desenvolver transtornos psiquiátricos antes dos 18 anos. Essa descoberta vem de um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, que acompanhou mais de 17 mil jovens suecos. A pesquisa comprovou também que quem tem o hábito de praticar esportes na infância possui menos chances de desenvolver depressão, ansiedade e dependência química.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores das Universidades de Linköping e Lund, na Suécia, analisaram crianças e adolescentes entre 5 e 18 anos, nascidos entre 1997 e 1999. O grupo incluía pessoas de diferentes classes sociais, etnias e grupos minoritários. Por anos, os cientistas documentaram a rotina dos jovens, mapeando desde as atividades ao ar livre até a participação em times esportivos. 

Os pesquisadores atestaram que o exercício físico, além de beneficiar a saúde mental, contribui para reduzir a inflamação no corpo, aumentar a capacidade de lidar com o estresse e melhorar a autoestima, fatores importantes para o equilíbrio emocional na fase de desenvolvimento.

Portanto, incentivar as crianças a praticarem esportes pode proporcionar um futuro mais saudável para elas. Afinal, além da prevenção de transtornos mentais, essa iniciativa interfere positivamente na longevidade e no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Quando se estimula os pequenos a se movimentarem de acordo com o que gostam, seja correndo, nadando, jogando bola ou explorando o mundo ao ar livre, contribuímos para uma geração mais resiliente e feliz. 


Compartilhe:

Patrocinado
Patrocinado