Em um mundo hiperconectado, o autocuidado aparece como ferramenta para desacelerarmos e conhecermos a fundo nossas preferências. Além de rituais cotidianos, que vão desde rotinas de skincare, atividades esportivas e tempo de qualidade com a família e amigos, as viagens surgem como poderosas formas de bem-estar.
Prova disso é que o turismo de bem-estar veio para ficar, registrando crescimento exponencial desde o fim da pandemia. Segundo um estudo da Global Wellness Institute, o setor deve movimentar US$ 1,35 trilhão até 2028, o que equivale a mais de R$ 7 trilhões. Dentro desse guarda-chuva, uma das tendências que tem se consolidado é o turismo de bem-estar médico, em que spas e hotéis de luxo oferecem muito mais do que massagens.
Espalhadas principalmente pela Europa e Ásia – com novidades quentinhas no Brasil -, as propriedades desse nicho oferecem acomodações cinco estrelas e tratamentos médicos pautados na tecnologia. Para quem ainda não ouviu falar em termos como biohacking já, já verá que está em pauta. É um conjunto de estratégias científicas, tecnológicas e comportamentais para otimizar o funcionamento do corpo e da mente.
Sob a supervisão de uma equipe qualificada que envolve de nutricionistas a endocrinologistas, o check-in vem acompanhado de tratamentos de medicina preventiva, longevidade, protocolos de desintoxicação e, claro, relaxamento e estética, tudo combinado a paisagens de tirar o fôlego em ambientes repletos de sofisticação. Ainda entram no cardápio planos alimentares saudáveis que elevam a experiência – alguns até com toque Michelin.
São Paulo na rota do turismo médico
A onda internacional começa a ganhar versões brasileiras. São Paulo sai na dianteira e prepara uma estreia ambiciosa, já que a capital paulista receberá um projeto que combina hotel de luxo a serviços médicos e de bem-estar aliados à tecnologia. Previsto para abrir as portas em 2027, o empreendimento unirá concierge especializado, plano de alimentação adaptado e uma equipe preparada para diferentes atendimentos, ressaltando o poder da personalização na hospitalidade.
O hotel ficará no Parque Global, na Marginal Pinheiros, e será vizinho do novo Centro de Cuidados e Terapias Avançadas em Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Quem está por trás da novidade é a B.Treat – Brazilian Treatment and Medical Solutions, fundada por Carolina Uip, filha do infectologista David Uip. A convergência será inédita no país com a junção da expertise de Carolina e a bandeira hoteleira v3rso, do Grupo Emiliano, que aposta em hotéis boutique de alto padrão totalmente automatizados, com foco na flexibilidade para se ajustar às necessidades do cliente.
Vale ressaltar que o Lapinha Spa, no Paraná, foi pioneiro no conceito de spa médico no país. O complexo hoteleiro, que abraça centro médico e estrutura esportiva, tem uma filosofia mais integrativa, colocando o hóspede em contato com a natureza e desenhando uma programação que vai de alimentação orgânica a práticas de desintoxicação, além de yoga, meditação e terapias corporais.
Depois dele, vieram nomes como Kurotel e Ritualli, que mostram como o bem-estar de alto padrão virou prioridade para quem busca cuidar do corpo e da mente com aquele toque de medicina de ponta somado à hospitalidade acolhedora. Cada detalhe foi pensado para transformar a estadia em um refúgio onde a ciência caminha ao lado de rituais sensoriais, e onde a experiência vai muito além de uma simples massagem. São espaços que unem especialistas, conforto e resultados reais.
Spas e resorts médicos pelo mundo
Ao redor do mundo, resorts e spas médicos já são realidade há bastante tempo, incluindo países reconhecidos pelos seus retiros, como Suíça, Alemanha e Tailândia. As propriedades oferecem programas personalizados que podem durar de quatro a 21 dias, para citar os mais comuns. O diferencial é que o avanço da tecnologia tem adentrado fortemente esses espaços. O objetivo? “Reprogramar” a saúde.
Às margens do Lago Lucerna, o suíço Chenot Palace Weggis é um dos exemplos mais conhecidos. Com quase 100 acomodações e spa de 5 mil m², tem uma abordagem própria que alia medicina convencional, medicina tradicional chinesa e tecnologia de ponta. No foco estão dietas detox, programas para desintoxicar e recuperar a energia, melhora do sono e prevenção do envelhecimento.
Na Itália, o Palazzo Fiuggi é um resort de bem-estar médico instalado em uma colina que se beneficia das águas termais. O grandioso spa possui mais de 6 mil m² e inclui terapias com luz infravermelha e piscinas termais. Mas o local vai além: há programas com lastro médico que focam em longevidade, desintoxicação profunda e “boost” imunológico. A hospedagem no Palazzo acompanha plano de alimentação desenvolvido em parceria com o chef Heinz Beck, que comanda o La Pergola, restaurante três estrelas Michelin em Roma.
Do outro lado do Atlântico, o Sha Mexico, na Península de Yucatán, a uma curta distância da animada Cancún, também segue métodos próprios, com abordagem fundamentada em nutrição, medicina preventiva e performance cognitiva. Além de acomodações que refletem o charme mexicano, o hotel é dotado de consultórios médicos, circuito de hidroterapia e piscina infinita com vista para o mar – praias de areia branca e cenotes ficam ao redor.
A Ásia não fica para trás: próximo de Bangkok, o RAKxa é um retiro que une medicina ocidental moderna e sabedoria tradicional asiática, proporcionando não só relaxamento, mas tratamentos medicinais preventivos. O mesmo vale para REVĪVŌ Wellness Resort, na concorrida Bali, com villas privativas. Em meio a uma floresta, a hospedagem junta spa com terapias balinesas, centro de longevidade com análises hormonais e metabólicas, espaço para estética e cuidados com a pele; e atividades em jardins tropicais com yoga, pilates e meditação.
Pelos exemplos acima, é possível notar que o turismo de bem-estar médico e as jornadas de transformação guiadas pela ciência deixaram de ser coisa de filme de ficção. Embebida por tecnologia, uma simples massagem relaxante pode ser a deixa para novos propósitos focados na saúde e na vitalidade, pautas cada vez mais requisitadas pelo viajante de luxo.



