Encontre no blog

Patrocinado

Hoje, dia 19 de fevereiro, celebramos o Dia do Esportista. Data que reconhece todas as pessoas que praticam esportes, desde o amador até o profissional, e também aquelas que simplesmente inserem no seu cotidiano atividade física como parte de um estilo de vida saudável.

Por mais que o esporte envolva rendimento e performance, essa data valoriza o movimento como ferramenta de saúde, equilíbrio físico e mental e qualidade de vida. Não é sobre medalhas e pódios. É sobre colocar um corpo em movimento com um objetivo, sem ser exclusivamente o resultado final da modalidade.

No contexto do wellness, o esporte é uma ferramenta poderosa de equilíbrio. A prática regular contribui para a saúde cardiovascular, melhora a força, a mobilidade e a resistência, além de desempenhar um papel essencial na saúde mental. Ao se movimentar, o corpo liberta substancias como endorfina e serotonina, associadas a sensação de bem-estar, redução do estresse e melhora do humor.

Um grande exemplo de todos esses fatores, conectando exatamente com o momento atual de Carnaval no país, é o cantor baiano Bell Marques. Não é incomum vê-lo pelas ruas de Salvador praticando sua corrida. E isso não faz dele um atleta, mas sim um esportista. Bell é atleta do entretenimento, da música, e lá ele se preocupa com performance e entrega de rendimento. Para sustentar essa intensidade, ele precisa estar bem fisicamente, emocionalmente e mentalmente, sendo o esporte a ferramenta que lhe proporciona esse bem-estar. Não à toa, no auge dos seus 73 anos, conduziu por 6 dias seguidos trios elétricos lotados, chegando, em um dos dias, a mais de 7 horas de show (e tendo outro logo na sequência).

Dia do Esportista lembra que o movimentar o corpo é uma escolha diária de autocuidado

Ser esportista, hoje, não significa apenas buscar performance. Significa desenvolver consciência corporal, respeitar os próprios limites e investir em longevidade ativa. É entender que o cuidado com o corpo envolve treino, descanso, alimentação e equilíbrio emocional. Essa visão mais ampla é defendida por instituições como o Comitê Olímpico Brasileiro, que reforçam o esporte como uma ferramenta de formação humana e qualidade de vida.

Celebrar o Dia do Esportista é, portanto, lembrar que movimentar o corpo é uma escolha diária de cuidado consigo mesmo. Cada passo, treino ou prática conta. Não pelo resultado, mas pelo impacto positivo na vida. Escolha o que mais lhe agrada e vá fazer esse bem a si próprio!


Compartilhe:

Patrocinado

autoria

Foto de Tui Lemes

Tui Lemes

Colunista

Economista e educador físico com quase 10 anos de experiência, lidera uma das maiores boxes de CrossFit do RJ e promove o bem-estar integral, buscando autonomia e longevidade através de um estilo de vida...
Patrocinado