Ao atingir a idade adulta, muitos podem pensar que a fase das espinhas ficou para trás. Contudo, a realidade é que a acne também pode aparecer na fase adulta com características que merecem atenção. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição inflamatória da pele atinge cerca de 80% da população em algum momento da vida.
“A acne na fase adulta, que surge após os 25 anos, pode ser uma continuação da acne adolescente ou um surgimento tardio em quem nunca a teve“, explica a médica dermatologista Carolina Perdigão. Embora o processo inflamatório seja semelhante – envolvendo a inflamação das glândulas sebáceas, o acúmulo de queratina e sebo que obstrui os poros, e a proliferação bacteriana –, a acne adulta se diferencia daquela da adolescência em diversos aspectos.
Diferenças entre acne na fase adulta e na adolescência
Uma das principais diferenças está na localização das lesões. Enquanto a acne adolescente costuma se concentrar na “zona T” do rosto (testa, nariz e queixo), a adulta tende a afetar a “zona U”, ou seja, a mandíbula, o queixo e o pescoço. “A acne adulta tem uma tendência a ser mais crônica e inflamatória, geralmente com menos cravos e localização preferencial na parte inferior do rosto”, detalha a especialista.
Além disso, a pele de adultos com acne costuma ser mais sensível, e muitas mulheres notam piora no período pré-menstrual, evidenciando a influência hormonal. De fato, as mudanças hormonais são um dos fatores que desencadeiam a acne adulta, o que explica por que ela é mais comum em mulheres, com suas variações hormonais ao longo da vida, como durante a menstruação, a gravidez e a menopausa.
As causas da acne adulta vão além dos hormônios, incluindo fatores genéticos, estresse, o uso de cosméticos e até mesmo a alimentação e o tabagismo. “A acne é uma condição multifatorial e tem forte relação hormonal, com o aumento dos hormônios andrógenos como um fator importante”, explica a especialista. Ela também alerta que alimentos ricos em açúcar e gordura, assim como o leite, podem piorar a situação.
Acne na fase adulta: como tratar?
E como tratar esse problema? O tratamento da acne adulta requer uma abordagem individualizada, definida após avaliação dermatológica. “Existem diversas opções de tratamentos tópicos e orais, como antibióticos e antiandrogênicos. A escolha vai depender da gravidade da acne, do quanto ela incomoda o paciente e se está deixando marcas, manchas ou cicatrizes na pele”, comenta a dermatologista.
Portanto, se a acne te acompanha na vida adulta, buscar ajuda profissional é o caminho mais assertivo para entender as particularidades do seu caso e encontrar a solução para uma pele mais saudável.