Muita gente não sabe, mas os produtos e a rotina de skincare devem ser ajustados ao longo do ano. As necessidades da pele mudam de acordo com a estação: no verão, o sol e o calor aumentam a oleosidade e favorecem manchas, enquanto no inverno, a baixa umidade e os banhos quentes provocam ressecamento e sensibilidade. O que funciona em um período pode ser ineficaz ou até prejudicial em outro.
Durante o episódio sobre cuidados com a pele no programa Conexão VivaBem, apresentado por nossa colunista Flávia Alessandra, o dermatologista Thales Bretas comentou que adaptar a rotina é fundamental. “Eu oriento meus pacientes a procurar o dermatologista duas vezes ao ano, pelo menos, para a troca do skincare. Primeiro porque a pele se acostuma com os produtos que está usando e, segundo, porque mesmo no Brasil, que não tem grandes variações de temperaturas, temos mudanças na umidade do ar e na incidência solar. Então a gente precisa ajustar”, explica.
No verão, a pele costuma ficar mais oleosa por causa do calor e da transpiração. O risco de acne aumenta, assim como o de manchas causadas pelo sol. Para combater isso, é importante usar produtos adequados. “No verão, indicamos produtos mais leves que deixam a pele respirar melhor e filtro solar mais adequado”, recomenda o dermatologista.
Cuidados na rotina de skincare
Já no inverno, o problema é a perda de hidratação. O ar seco, somado à água quente do chuveiro, danifica a barreira cutânea, deixando a pele mais sensível, ressecada e sujeita a rachaduras. “No inverno a gente precisa de produtos mais hidratantes e cremosos”, comenta o dermatologista. E mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar continua obrigatório.
Independentemente da estação, manter acompanhamento com um especialista ajuda a identificar as necessidades da pele e ajustar a rotina com segurança. Como reforça Thales Bretas, cada fase do ano exige atenção diferente e cuidar da pele é também cuidar da saúde como um todo. Confira o bate-papo completo abaixo: