Encontre no blog

Patrocinado

A menopausa marca o fim do período fértil da mulher, já que seu início significa que o estoque determinado de óvulos que nascemos com ele acabou. Mas isso não é motivo para desespero, porque para os sintomas – muitas vezes desagradáveis – que surgem nessa fase sempre tem um jeito!

As mudanças hormonais causadas pela falta da ovulação (diminuição de progesterona e estrogênio, principalmente) avisam à mulher que estão ali quando ela percebe que parou de menstruar. Mas… só isso não é suficiente. Para você estar na menopausa, oficialmente, é preciso ficar 12 meses seguidos sem a presença da menstruação. Antes deste ano chegar ao fim você está, na verdade, no climatério, que é como uma “pré-menopausa”, uma transição mesmo.

Além da ausência do sangramento mensal e das fortes ondas de calor, outros sintomas também são bastante comuns. Alguns deles são: cansaço, falta de lubrificação e atrofia da vagina, dores durante a relação sexual, suores noturnos, incontinência urinária, ressecamento da pele, queda do cabelo, ganho de peso, dificuldade para dormir, redução da libido, esquecimento, mudanças de humor… e alguns outros ainda!

Mas fique tranquila! Não são todas as mulheres que apresentam esses (ou outros) sintomas e para todos eles tem um jeito! Vou te dar algumas dicas que fazem parte do meu ritual: beba bastante água, faça alguma atividade física que você goste (a prática de exercícios ajuda no controle hormonal, no combate ao estresse, na melhoria da qualidade do sono…), faça uma boa higiene do sono, tenha uma alimentação equilibrada e, claro, visite seu médico regularmente! Ele vai saber, melhor que ninguém, o que você pode e deve fazer durante esta fase!


Compartilhe:

Patrocinado

autoria

Foto de Flávia Alessandra

Flávia Alessandra

Artista e Empresária

Atriz, apresentadora, empresária e palestrante, sou inquieta – geminiana, né? –, curiosa e, além de ter fundado o Meu Ritual, também vou dividir por aqui assuntos que fazem parte da minha rotina.

Artigos mais lidos


Nenhum dado até agora.

Patrocinado