Existe um momento no meu dia que é só meu, e ele é preenchido pela tranquilidade da leitura. Hoje, sou adepta do Kindle, mas ainda tenho muitos livros físicos numa estante ao lado da cama. Não à toa a leitura se tornou um ritual sagrado: antes de dormir, leio algumas páginas e, quando o sono chega, coloco o livro ou o Kindle de lado.
E olha que giro interessante a leitura tem dado! Tenho observado como ela tem ficado cada vez menos solitária com os clubes de livros digitais, que se tornaram verdadeiras comunidades, onde a gente troca ideias e interpretações de um jeito super rico. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 350 pessoas tiraram uma noite de suas vidas ocupadas para se reunir e ler no lindo Backyard at Hudson Yards, em Nova Iorque. Incrível como até marcas de moda estão criando seus próprios clubes literários, mostrando que a leitura transcendeu o ato individual e se tornou um verdadeiro lifestyle, uma forma de expressar quem a gente é.
E hoje, quero compartilhar três livros que têm lugar de destaque na minha prateleira. As palavras da Chimamanda Ngozi Adichie em “No seu pescoço” e “Hibisco roxo” têm uma força que me transportou para outros universos e me ensinou sobre as sutilezas das relações. “Explosão feminista”, da Heloísa Buarque de Hollanda, é como um mapa para entendermos a força e a urgência do movimento feminista. Atualmente, estou lendo Socorro Aciolly e relendo Conceição Evaristo. Também adoro me perder nos livros de poesias.
É tão gostoso ver como essa busca por bem-estar através da leitura se conecta com outras pessoas. Essa troca de ideias, essa partilha de emoções que os livros nos proporcionam, cria laços e nos faz sentir parte de algo maior. Que bom poder dividir essa paixão por aqui, neste espaço dedicado a cuidar da gente. Que venham muitos outros livros para nos inspirar e muitas conversas gostosas para nos conectar!