Quem me vê hoje, aos 50 anos, recebendo convites para participar de projetos incríveis (sejam eles na TV, no streaming ou através de podcasts) e representando algumas marcas… não sabe o quanto eu tive que apostar em mim mesma desde que era criança – claro, na infância, principalmente, tive muita ajuda da minha família, especialmente da minha mãe, afinal, comecei aos 7 anos – para correr atrás de testes para comerciais, figurações e conquistar novos espaços na minha trajetória artística.
Minhas personagens mais icônicas, Cristina (Alma Gêmea) e Alzira (Duas Caras), são outros exemplos de mim empreendendo em mim mesma. Para viver minha primeira vilã e aquela mulherão sensual que quase fez a Globo rever a classificação indicativa da novela, fui atrás dos autores, conversei com diretores… porque eu queria — e precisava — mostrar uma Flávia que ia muito além das mocinhas que o público já conhecia.
Foram tantas transformações (visíveis ou não) ao longo da vida que, em um determinado momento, decidi empreender. Mas meus empreendimentos não poderiam ser aleatórios… eles tinham que ter conexão com os meus rituais. Foi por isso que me tornei sócia de Marcos Proença (meu amigo de vida que sempre esteve ao meu lado para fazer os diferentes cabelos que eu queria e/ou precisava) nos salões na Vila Nova Conceição e Jardim Europa, em São Paulo; foi pela mesma razão que, durante algumas conversas mais profundas com Otaviano enquanto estávamos quarentenados em 2020, decidimos investir na nossa própria agência, a Family, para termos mais autonomia e cuidarmos diretamente da nossa carreira.
Decidimos levar nossa paixão por saúde e bem-estar para o máximo de pessoas através da startup Utreino, que agora também faz parte do nosso canal no YouTube, “Meu Ritual”. E como acreditamos que a autoestima é fundamental para a saúde mental, nos encantamos pela Royal Face — a maior rede de procedimentos estéticos do Brasil — e seus propósitos, o que nos levou a nos associar a eles. Curiosamente, grande parte desses empreendimentos surgiu perto (ou depois) dos meus 50 anos, uma fase em que muitos já pensam em desacelerar… Mas, para mim, foi só o começo de novos projetos e conquistas!
Parar? Eu? Nem pensar! Ainda estou no meio do caminho. E conto tudo isso e muito mais, em detalhes, na minha palestra “Vida em Movimento”, que nasceu no segundo semestre de 2024 e já está rodando o Brasil e a América Latina!