Encontre no blog

Patrocinado

Você precisa perder peso, mas não sabe qual atividade praticar? A escolha é mais simples do que se imagina. Muito se fala sobre qual atividade exige mais do corpo, qual esporte gasta mais calorias ou quais exercícios fazem o corpo perder peso mais rápido. Em tempos de estratégias de marketing agressivas para vender produtos e serviços online sem preocupação com a comprovação do que se transmite, é preciso se munir de conhecimento através das fontes corretas.

Uma pessoa que não pratica atividade física, mas finalmente “virou a chave” e resolveu começar a cuidar da saúde através da prática de exercícios certamente vai se deparar com a seguinte questão: qual atividade devo fazer?

Corrida? Musculação? Pedal? Crossfit? Tênis? A verdade é que para uma pessoa que não tem na sua rotina a frequência da atividade física, todas elas estão no “mesmo pote”. O fator determinante de escolha para iniciar não é o que mais exige, mas o qual você mais se identifica. Isso. Aquele que você mais gostar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos semanais de uma atividade física aeróbica de intensidade leve a moderada para um adulto. Mas o que esse dado tem a ver com sua escolha de modalidade?

A relação é que não adianta você escolher uma atividade que você vá ter dificuldade para manter. O mais importante nesse processo é constância. E por isso diminuir os obstáculos é o melhor caminho. É muito mais indicado a pessoa fazer 20 minutos todo santo dia de um exercício que ela tem mais “simpatia” do que fazer 40 minutos num dia de um esporte que ela não gosta, e ainda no dia seguinte sentir dores, precisar descansar, e levar dois, três ou mais dias para retornar.

Outro fator que ajuda muito no processo de escolha para uma rotina de atividade física é a comunidade. Esportes coletivos geram interações sociais que fazem as pessoas encontrarem outras com o mesmo objetivo, as quais se identificarão das mesmas dificuldades, e isso só fortalece o laço entre os praticantes, fomentando ainda mais a frequência de encontros para praticarem a atividade.

Todo progresso deve ser acompanhado de um profissional de educação física que irá fazer os ajustes para cada fase do aluno. Conforme a evolução, a exigência também aumenta. E dessa constância de prática vem o resultado da perda de peso. Lembrando que para isso, deve haver um acompanhamento nutricional personalizado, além de uma rotina de noites de sono com qualidade de 6 a 8 horas por dia.


Compartilhe:

Patrocinado

autoria

Foto de Tui Lemes

Tui Lemes

Colunista

Economista e educador físico com quase 10 anos de experiência, lidera uma das maiores boxes de CrossFit do RJ e promove o bem-estar integral, buscando autonomia e longevidade através de um estilo de vida...
Patrocinado