Encontre no blog

Patrocinado

Elas se apresentam como a solução líquida para driblar o cansaço e turbinar o foco, a concentração e até mesmo a performance nos treinos. Estamos falando das bebidas energéticas, que prometem uma dose extra de disposição e são companheiras frequentes de quem busca mais energia. Contudo, uma investigação científica da Universidade de Tsinghua, em Pequim, acendeu um alerta: o consumo regular de bebidas adoçadas pode estar ligado a um efeito colateral indesejado: a queda de cabelo.

De acordo com a pesquisa, que analisou 1.028 homens com idades entre 18 e 45 anos, há uma associação entre o consumo de energéticos e o processo de queda de cabelo. Os dados revelam que a perda capilar foi 30% mais comum entre participantes que bebiam regularmente bebidas açucaradas, incluindo energéticos. O risco se eleva ainda mais: homens que consumiam mais de uma dessas bebidas por dia apresentaram 42% mais chances de sofrer com calvície em comparação com aqueles que nunca as ingeriram.

A composição dos energéticos pode influenciar a saúde dos cabelos

Mas o que faz com que o energético possa influenciar a saúde dos cabelos? A resposta pode estar na sua composição. Essas bebidas geralmente são carregadas de cafeína, açúcar e outros estimulantes, como taurina e guaraná. O consumo excessivo desses ingredientes pode bagunçar os níveis de cortisol, um hormônio que, em alta, não é nada amigo dos seus fios.

Além disso, a ingestão exagerada desses componentes pode comprometer a absorção de vitaminas e minerais importantes para manter o cabelo forte e saudável, bem como desequilibrar a produção de óleo no couro cabeludo, enfraquecendo a estrutura capilar e favorecendo a queda.

Entretanto, consumir um energético ocasionalmente provavelmente não causará perda acentuada de cabelo. O problema está no consumo diário e exagerado. Então, se você bebe muito energético, que tal maneirar na dose e buscar outras formas mais saudáveis de manter a energia lá no alto? Seus cabelos (e sua saúde em geral) vão agradecer!


Compartilhe:

Patrocinado
Patrocinado